Empresa

Linha do Tempo

Confira através da linha do tempo, a trajetória de sucesso da Formax e suas principais conquistas no
mercado nacional e internacional, desde 1988 até os dias atuais.

No Mundo

Na Formax

Voltar Avançar
2013 A Formax completa 25 anos, sendo referência em sustentabilidade e líder no fornecimento de contrafortes e couraças.    No começo de fevereiro, o Papa Bento XVI anuncia sua renúncia em um discurso em latim, durante o encontro de cardeais, no Vaticano. 
2013
2013 No campo científico, o Presidente dos EUA, Barack Obama, anuncia um forte investimento para o mapeamento do cérebro humano, e criar um mapa de sua atividade, nos moldes do Projeto Genoma. 
2012 A Formax revoluciona o mercado calçadista e lança o filme adesivo FA-15 Free Seam. O produto, totalmente reciclado, reduz e até elimina a costura em partes do processo de produção de calçados.
2012
2012 Em comemoração aos 20 anos da Rio 92, o Brasil sedia a Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O evento, em junho, promove o encontro de especialistas, ONGs, Governos e sociedade.
2008 Com o case dos produtos Thermogreen, a Formax recebe o reconhecimento mundial com o Prêmio Bioplastics Awards, na Alemanha. Neste mesmo ano, além da reciclagem dos laminados, a Formax lança a linha Eco e passa a reprocessar os resíduos dos produtos impregnados. 
2008
2008 A cidade de Pequim, na China, recebe a 29ª edição dos Jogos Olímpicos. Em setembro, começa a grande crise financeira mundial, considerada a pior desde 1929. Enquanto isso, no Brasil, o presidente Lula faz uma coleta simbólica de petróleo da camada pré-sal, um marco para o país.
2006 Enquanto o mundo sofre com as alterações climáticas e o aquecimento global, a Formax continua investindo na sustentabilidade e de forma pioneira passa a produzir couraças e contrafortes da linha Thermogreen, feitos com uma resina renovável derivada de óleo vegetal.  
2006
2006 A medicina avança e, pela primeira vez, um robô realiza sozinho uma cirurgia do coração à distância. A intervenção foi monitorada por um médico em Boston (EUA), enquanto que o paciente encontrava-se em Milão (Itália).
2003 A Formax investe no exterior, exportando as couraças e contrafortes para diversos países da Ásia e América Central. É a consolidação do processo de internacionalização das operações de mercado da empresa.  
2003
2003 Luís Inácio Lula da Silva, um operário e líder sindical, assume a Presidência do País. Na área científica, o Projeto Genoma Humano é finalizado, com 99% do DNA sequenciado.
1999
1999 A população mundial alcança a marca de 6 bilhões. O Euro passa a ser usado em transações eletrônicas em 11 países membros da União Européia. 
1998 Neste ano, a Formax investe novamente no prédio, que passa a ter 2.500 metros quadrados.
1998
1998 A ONU estipula que 1998 é o Ano Internacional do Oceano. O cinema brasileiro conquista o mundo: O que é isso companheiro?, de Bruno Barreto é indicado ao Oscar; e Central do Brasil, de Walter Salles, conquista três prêmios no Festival de Berlim. 
1998 A capacidade produtiva da Formax em plásticos aumenta para 500 mil metros quadrados, enquanto que em impregnados passa para 300 mil metros quadrados. A empresa também adquire mais 45 mil metros quadrados de terreno, ficando com uma área total de 80 mil metros quadrados. 
1998
1996 Com foco na sustentabilidade e constante preocupação com o meio ambiente, a Formax passa a reciclar seus resíduos. Além disso, começa a oferecer a prestação de serviços aos clientes, com capacidade de 50 mil pares/dia.
1996
1996 Em Atlanta, nos Estados Unidos, são comemorados os 100 anos dos Jogos Olímpicos. Na ciência, o nascimento da ovelha Dolly registra o primeiro mamífero clonado a partir de uma célula adulta.
1995 A empresa amplia sua estrutura, tanto física como na capacidade produtiva. A área total passa a contar com 35 mil metros quadrados, enquanto que a área construída é de 1.250 metros quadrados. A produção dos laminados plásticos aumenta para 140 mil metros quadrados.  
1995
1995 A ciência dá um grande passo, em julho de 1995, com a primeira clonagem de um mamífero. Já a internet e a computação gráfica fazem grandes avanços e a rede mundial torna-se acessível ao público.
1992 A Formax Quimiplan passa a fornecer produtos plásticos, sendo a pioneira na oferta de laminados pelo processo de extrusão plana para couraças e contrafortes. A capacidade produtiva inicial dos laminados plásticos era de 40 mil metros quadrados/mês.
1992
1992 A cidade do Rio de Janeiro é sede da Eco-92, com a presença de líderes mundiais para discutirem meios para o desenvolvimento socioeconômico aliado à preservação da natureza.
1988 A Formax Quimiplan abre suas portas no dia 15 de janeiro. Com um prédio de 750 metros quadrados, instalado em uma área total de 15 mil metros quadrados, a Formax começou com capacidade de produção de 60 mil metros quadrados/mês de contrafortes e palmilhas impregnados, fornecendo matéria-prima para a indústria calçadista, item que até o momento era importado e o mercado, em franca expansão, era carente no país.   O Congresso Nacional promulga a nova Constituição do Brasil. Nos esportes, o país comemora a primeira vitória de Ayrton Senna na Fórmula 1.  
1988